Avançar para o conteúdo principal

Multimédia Digital, Realidade Virtual e Aumentada

Olá Pessoal! 

Aqui estou eu, mais uma vez, para vos falar de outros assuntos importantes como é o caso da Multimédia Digital e a distinção entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Multimédia é definida como a utilização diversificada de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da imagem. A palavra multimédia, em termos etimológicos, pode ser dividida em duas partes: "Multi" que provém do latim multus que quer dizer numeroso ou múltiplo; E "Media" plural da palavra latina medium que significa meio ou centro.

A Multimédia Digital é a utilização diversificada de meios, como por exemplo textos, gráficos, imagens, vídeos e áudio, que são processados por computadores e depois podem ser armazenados e transmitidos. Porém, existem autores que detêm opiniões diferentes sobre a designação de multimédia: 

"Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos ,imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e armazenada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio e animação)."

Fluckiger, 1995 e Chapman, 2000

 "Multimédia não pode ser experimentada sem a tecnologia, pois é a tecnologia que cria a experiência - multimédia não se limita à mensagem, mas é igualmente uma função do meio, isto é, da tecnologia." 

Gonzalez, 2000











A Realidade virtual é entendida como o modo de visualização, manipulação e interação com ambientes tridimensionais simulados por um sistema informático. Esta transporta o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente e "desliga-o" do que o rodeia. A realidade Virtual é uma experiência imersiva, visto que faz o utilizador sentir que está inserido dentro do ambiente. Na realidade virtual a imersão, a interação e o envolvimento constituem os aspetos básicos necessários à sua implementação.

Para a estimulação dos sentidos do utilizador são utilizados dispositivos para interagir com os objetos do ambiente virtual. Dispositivos tais como uma capacete de visualização (Head-mounted display), umas luvas de dados, auscultadores, entre outros.









A Realidade Aumentada diz respeito a um ambiente de imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza determinadas tarefas. A realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. É desenvolvida através de um software, um marcador no mundo físico( uma superfície ou um objeto existente do mundo real) e do GPS. Alguns exemplos são o jogo Pokémon Go e os QR Codes.




 





Recomendo a visualização destes dois vídeos que ajudam a perceber melhor quais as diferenças entre a realidade virtual e a realidade aumentada: 

https://www.youtube.com/watch?v=cCNJT6Atq0c

https://www.youtube.com/watch?v=oJvFwen0ExI


Espero que vos tenha ajudado a esclarecer a diferença entre realidade virtual e relidade aumentada. Um grande abraço e até ao próximo post.👋


Webgrafia: http://web.tecnico.ulisboa.pt/ist182015/cmul/index.html

https://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-realidade-aumentada-e-como-ela-funciona

https://blog.e-goi.com/pt/realidade-aumentada/

Imagens: https://mj2627.wixsite.com/multimedia/single-post/2016/1/22/Tipos-de-produtos-multim%C3%A9dia

https://www.automotivebusiness.com.br/noticia/27591/volkswagen-inaugura-laboratorio-de-realidade-virtual-na-planta-anchieta





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fontes e famílias tipográficas e a Arial

Olá Pessoal! Hoje vou falar-vos de fontes e famílias tipográficas. As fontes são conjuntos de carateres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser  visualizadas no ecrã e impressas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Criada em 1982  Arial é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida). Esta fonte foi desenvolvida como uma ...

Formatos para Guardar os Ficheiros de Imagens Digitais

Olá pessoal! Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.  Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: Programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráfico ou desenho). A compressão serve para reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas: Compressão sem perdas , quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem; Compressão com perdas , quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos d...

MIT App Inventor (Fichas 1,2 e 3)

Olá Pessoal! Espero que esteja tudo bem convosco. Esta semana comecei o estudo de um novo programa, o MIT App Inventor. O  MIT App Inventor é uma  plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Google e, mantida, atualmente, pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). É completamente grátis e tem como objetivo demorcratizar o desenvolvimento de apps.  Permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicações de software para o sistema operacional Android. Usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Nesta semana criei 3 aplicações, os passaos realizados seguem nas imagens abaixo:       Espero que tenham gostado e até ao próximo post!👋   Webgrafia:  https://pt.wikipedia.org...