Avançar para o conteúdo principal

Multimédia Digital, Realidade Virtual e Aumentada

Olá Pessoal! 

Aqui estou eu, mais uma vez, para vos falar de outros assuntos importantes como é o caso da Multimédia Digital e a distinção entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Multimédia é definida como a utilização diversificada de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da imagem. A palavra multimédia, em termos etimológicos, pode ser dividida em duas partes: "Multi" que provém do latim multus que quer dizer numeroso ou múltiplo; E "Media" plural da palavra latina medium que significa meio ou centro.

A Multimédia Digital é a utilização diversificada de meios, como por exemplo textos, gráficos, imagens, vídeos e áudio, que são processados por computadores e depois podem ser armazenados e transmitidos. Porém, existem autores que detêm opiniões diferentes sobre a designação de multimédia: 

"Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos ,imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e armazenada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio e animação)."

Fluckiger, 1995 e Chapman, 2000

 "Multimédia não pode ser experimentada sem a tecnologia, pois é a tecnologia que cria a experiência - multimédia não se limita à mensagem, mas é igualmente uma função do meio, isto é, da tecnologia." 

Gonzalez, 2000











A Realidade virtual é entendida como o modo de visualização, manipulação e interação com ambientes tridimensionais simulados por um sistema informático. Esta transporta o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente e "desliga-o" do que o rodeia. A realidade Virtual é uma experiência imersiva, visto que faz o utilizador sentir que está inserido dentro do ambiente. Na realidade virtual a imersão, a interação e o envolvimento constituem os aspetos básicos necessários à sua implementação.

Para a estimulação dos sentidos do utilizador são utilizados dispositivos para interagir com os objetos do ambiente virtual. Dispositivos tais como uma capacete de visualização (Head-mounted display), umas luvas de dados, auscultadores, entre outros.









A Realidade Aumentada diz respeito a um ambiente de imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza determinadas tarefas. A realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. É desenvolvida através de um software, um marcador no mundo físico( uma superfície ou um objeto existente do mundo real) e do GPS. Alguns exemplos são o jogo Pokémon Go e os QR Codes.




 





Recomendo a visualização destes dois vídeos que ajudam a perceber melhor quais as diferenças entre a realidade virtual e a realidade aumentada: 

https://www.youtube.com/watch?v=cCNJT6Atq0c

https://www.youtube.com/watch?v=oJvFwen0ExI


Espero que vos tenha ajudado a esclarecer a diferença entre realidade virtual e relidade aumentada. Um grande abraço e até ao próximo post.👋


Webgrafia: http://web.tecnico.ulisboa.pt/ist182015/cmul/index.html

https://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-realidade-aumentada-e-como-ela-funciona

https://blog.e-goi.com/pt/realidade-aumentada/

Imagens: https://mj2627.wixsite.com/multimedia/single-post/2016/1/22/Tipos-de-produtos-multim%C3%A9dia

https://www.automotivebusiness.com.br/noticia/27591/volkswagen-inaugura-laboratorio-de-realidade-virtual-na-planta-anchieta





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biometria

Olá Pessoal! Hoje vou falar-vos à cerca da Biometria. A biometria é a ciência e a tecnologia de medição e análise de dados biológicos. A biometria refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão, para fins de autenticação. Existem vários  sistemas de leitura biométrica:  Reconhecimento Facial: O reconhecimento facial realiza a leitura dos traços do rosto de um indivíduo. Funciona através do mapeamento da estrutura óssea do rosto, como por exemplo, as distâncias entre os olhos, nariz, orelhas e boca. As medições são codificadas digitalmente a ser utilizadas para fins de comparação e verificação. Um dispositivo de reconhecimento facial é um que vê uma imagem/vídeo de uma pessoa e compara com aquele que está no banco de dados. Impressão Digital: É a captação das linhas da impressão digital por meio de um leitor biométrico que impulsiona o s...

MIT App Inventor (Fichas 1,2 e 3)

Olá Pessoal! Espero que esteja tudo bem convosco. Esta semana comecei o estudo de um novo programa, o MIT App Inventor. O  MIT App Inventor é uma  plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Google e, mantida, atualmente, pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). É completamente grátis e tem como objetivo demorcratizar o desenvolvimento de apps.  Permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicações de software para o sistema operacional Android. Usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Nesta semana criei 3 aplicações, os passaos realizados seguem nas imagens abaixo:       Espero que tenham gostado e até ao próximo post!👋   Webgrafia:  https://pt.wikipedia.org...

Photopea (Ficha 4)

Olá pessoal! Espero que esteja tudo bem convosco. O trabalho desta semana consistiu na  "Composição e transformação de imagens com alteração de cor". No fundo consistiu em fazer uma montagem tendo por base um fundo e imagens para recortar e colocar nesse fundo, e o resultado foi este: 1. Primeiramente comecei por adicionar um sol ao fundo original, para isso utilizei uma imagem do banco de imagens "MEO Cloud" e através da ferramenta "Varinha mágica" recortei o sol e coloquei-o na imagem de fundo. 2. De seguida alterei a cor da areia para um tom mais esverdeado e para isso utilizei a opção "Balanço de cores" (Menu Imagem - Ajustes - Equilíbrio de cores) 3. Com a fotografia de um pássaro que tinha recortado, dupliquei-a várias vezes de modo a ficar com quatro imagens e em algumas delas apliquei uma ferramenta chamada "Deformar" que serve para alterar locais da imagem de modo a criar uma nova perspetiva (Menu Editar - Transformar - Deforma...