Avançar para o conteúdo principal

Multimédia Digital, Realidade Virtual e Aumentada

Olá Pessoal! 

Aqui estou eu, mais uma vez, para vos falar de outros assuntos importantes como é o caso da Multimédia Digital e a distinção entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Multimédia é definida como a utilização diversificada de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da imagem. A palavra multimédia, em termos etimológicos, pode ser dividida em duas partes: "Multi" que provém do latim multus que quer dizer numeroso ou múltiplo; E "Media" plural da palavra latina medium que significa meio ou centro.

A Multimédia Digital é a utilização diversificada de meios, como por exemplo textos, gráficos, imagens, vídeos e áudio, que são processados por computadores e depois podem ser armazenados e transmitidos. Porém, existem autores que detêm opiniões diferentes sobre a designação de multimédia: 

"Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos ,imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e armazenada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio e animação)."

Fluckiger, 1995 e Chapman, 2000

 "Multimédia não pode ser experimentada sem a tecnologia, pois é a tecnologia que cria a experiência - multimédia não se limita à mensagem, mas é igualmente uma função do meio, isto é, da tecnologia." 

Gonzalez, 2000











A Realidade virtual é entendida como o modo de visualização, manipulação e interação com ambientes tridimensionais simulados por um sistema informático. Esta transporta o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente e "desliga-o" do que o rodeia. A realidade Virtual é uma experiência imersiva, visto que faz o utilizador sentir que está inserido dentro do ambiente. Na realidade virtual a imersão, a interação e o envolvimento constituem os aspetos básicos necessários à sua implementação.

Para a estimulação dos sentidos do utilizador são utilizados dispositivos para interagir com os objetos do ambiente virtual. Dispositivos tais como uma capacete de visualização (Head-mounted display), umas luvas de dados, auscultadores, entre outros.









A Realidade Aumentada diz respeito a um ambiente de imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza determinadas tarefas. A realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. É desenvolvida através de um software, um marcador no mundo físico( uma superfície ou um objeto existente do mundo real) e do GPS. Alguns exemplos são o jogo Pokémon Go e os QR Codes.




 





Recomendo a visualização destes dois vídeos que ajudam a perceber melhor quais as diferenças entre a realidade virtual e a realidade aumentada: 

https://www.youtube.com/watch?v=cCNJT6Atq0c

https://www.youtube.com/watch?v=oJvFwen0ExI


Espero que vos tenha ajudado a esclarecer a diferença entre realidade virtual e relidade aumentada. Um grande abraço e até ao próximo post.👋


Webgrafia: http://web.tecnico.ulisboa.pt/ist182015/cmul/index.html

https://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-realidade-aumentada-e-como-ela-funciona

https://blog.e-goi.com/pt/realidade-aumentada/

Imagens: https://mj2627.wixsite.com/multimedia/single-post/2016/1/22/Tipos-de-produtos-multim%C3%A9dia

https://www.automotivebusiness.com.br/noticia/27591/volkswagen-inaugura-laboratorio-de-realidade-virtual-na-planta-anchieta





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fontes e famílias tipográficas e a Arial

Olá Pessoal! Hoje vou falar-vos de fontes e famílias tipográficas. As fontes são conjuntos de carateres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser  visualizadas no ecrã e impressas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Criada em 1982  Arial é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida). Esta fonte foi desenvolvida como uma ...

MIT App Inventor (Fichas 1,2 e 3)

Olá Pessoal! Espero que esteja tudo bem convosco. Esta semana comecei o estudo de um novo programa, o MIT App Inventor. O  MIT App Inventor é uma  plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Google e, mantida, atualmente, pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). É completamente grátis e tem como objetivo demorcratizar o desenvolvimento de apps.  Permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicações de software para o sistema operacional Android. Usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Nesta semana criei 3 aplicações, os passaos realizados seguem nas imagens abaixo:       Espero que tenham gostado e até ao próximo post!👋   Webgrafia:  https://pt.wikipedia.org...

Formatos para Guardar os Ficheiros de Imagens Digitais

Olá pessoal! Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.  Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: Programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráfico ou desenho). A compressão serve para reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas: Compressão sem perdas , quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem; Compressão com perdas , quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos d...