Avançar para o conteúdo principal

Formatos para Guardar os Ficheiros de Imagens Digitais

Olá pessoal!

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. 
Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: Programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráfico ou desenho).







A compressão serve para reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:

  • Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;

  • Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.




A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros.

  • BMP (Bitmap): É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.

  • GIF (Graphics Interchange Format): Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original. Em imagens web que não necessitam de muita qualidade, o GIF passa a ser uma opção melhor do que o JPG tanto pelo maior nível de compressão quanto por oferecer cores mais vivas, mas está caindo em desuso devido à popularização do PNG e TIFF, que são mais versáteis e compatíveis com a maior velocidade da internet disponível atualmente.

  • JPEG (Joint Photographic Experts Groups): Formato padrão da grande maioria dos usuários, possui uma altíssima taxa de compressão capaz de fazer com que um papel de parede com resolução Full HD (1920x1080) ocupe apenas 100 KB em disco, mas isso só é possível porque a compressão joga fora parte da qualidade. Em vários casos, em especial nas páginas da internet, o tamanho menor do arquivo supera a desvantagem da perda de qualidade, mas este não é o formato recomendado para quem deseja fidelidade nos detalhes de suas fotos e imagens. Isso não torna o JPG ruim, já que possui um excelente nível de compressão - ele apenas é menos indicado para essas situações.

  • PNG (Portable Network Graphics): Desenvolvido para suprir as limitações do formato GIF, suportando milhões de cores em vez das poucas centenas do formato anterior. Suporta também fundo transparente, compressão sem perdas e até animações, embora não nativamente. Para animações é necessário salvar como APNG (Animated Portable Network Graphics), que funciona de forma muito semelhante ao GIF, mas com um nível de compressão maior (também usa LZW) e alta qualidade. 

  • TIFF (Tagged Image File Format): Formato sem compressão muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização. É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É também o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.

  • PDF (Portable Document Format): Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.



Espero que já saibam quais os diferentes formatos para poder guardar ficheiros de imagens digitais. Um abraço e até ao próximo post.👋





Webgrafia: https://canaltech.com.br/software/qual-a-diferenca-entre-jpg-gif-png-exif-e-outros-formatos-de-imagem/

Imagem: https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-tipos-de-arquivo-liso-%C3%ADcones-arquivo-vetor-%C3%A1udio-imagem-sistema-formatos-de-documento-image93717400




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Biometria

Olá Pessoal! Hoje vou falar-vos à cerca da Biometria. A biometria é a ciência e a tecnologia de medição e análise de dados biológicos. A biometria refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão, para fins de autenticação. Existem vários  sistemas de leitura biométrica:  Reconhecimento Facial: O reconhecimento facial realiza a leitura dos traços do rosto de um indivíduo. Funciona através do mapeamento da estrutura óssea do rosto, como por exemplo, as distâncias entre os olhos, nariz, orelhas e boca. As medições são codificadas digitalmente a ser utilizadas para fins de comparação e verificação. Um dispositivo de reconhecimento facial é um que vê uma imagem/vídeo de uma pessoa e compara com aquele que está no banco de dados. Impressão Digital: É a captação das linhas da impressão digital por meio de um leitor biométrico que impulsiona o s...

MIT App Inventor (Fichas 1,2 e 3)

Olá Pessoal! Espero que esteja tudo bem convosco. Esta semana comecei o estudo de um novo programa, o MIT App Inventor. O  MIT App Inventor é uma  plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Google e, mantida, atualmente, pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). É completamente grátis e tem como objetivo demorcratizar o desenvolvimento de apps.  Permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicações de software para o sistema operacional Android. Usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Nesta semana criei 3 aplicações, os passaos realizados seguem nas imagens abaixo:       Espero que tenham gostado e até ao próximo post!👋   Webgrafia:  https://pt.wikipedia.org...

Photopea (Ficha 4)

Olá pessoal! Espero que esteja tudo bem convosco. O trabalho desta semana consistiu na  "Composição e transformação de imagens com alteração de cor". No fundo consistiu em fazer uma montagem tendo por base um fundo e imagens para recortar e colocar nesse fundo, e o resultado foi este: 1. Primeiramente comecei por adicionar um sol ao fundo original, para isso utilizei uma imagem do banco de imagens "MEO Cloud" e através da ferramenta "Varinha mágica" recortei o sol e coloquei-o na imagem de fundo. 2. De seguida alterei a cor da areia para um tom mais esverdeado e para isso utilizei a opção "Balanço de cores" (Menu Imagem - Ajustes - Equilíbrio de cores) 3. Com a fotografia de um pássaro que tinha recortado, dupliquei-a várias vezes de modo a ficar com quatro imagens e em algumas delas apliquei uma ferramenta chamada "Deformar" que serve para alterar locais da imagem de modo a criar uma nova perspetiva (Menu Editar - Transformar - Deforma...