Avançar para o conteúdo principal

Desinformação, Deepfake e Fake News

 Olá Pessoal! 

"Não acredites em tudo o que lês na Internet". De certeza que em algum momento da nossa vida já ouvimos esta frase de algum familiar ou amigo que nos alertam para a informação falsa que por vezes circula na Internet. Hoje, vou falar-vos sobre desinformação, Deepfake e as Fake News.


A Desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir em erro ou dar uma falsa imagem da realidade, a partir da supressão ou ocultação de informações o que pode reduzir a importância ou a modificação do seu sentido. Deste modo pode influenciar a opinião pública de maneira a proteger interesses privados. 

A desinformação pode atuar através da publicidade e serve-se de diversos procedimentos retóricos como o uso de falácias, mentiras e omissão, a generalização e a descontextualização que utilizam uma linguagem que se manifesta de uma forma eficaz e persuasiva. 


Deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial para criar imagens ou vídeos falsos contudo realistas de pessoas fazendo algo que na verdade nunca fizeram na vida real. Segundo Mário Figueiredo, professor do Instituito Superior Técnico, os vídeos "fake" são criados para ser polémicos, ou para provocar qualquer coisa como espanto ou irritação, e por isso mesmo se espalham com mais facilidade. A chave está na aprendizagem automática, o sistema deepfake aprende a detectar as nossas expressões, os nossos "jeitos", aprende como se move um rosto e o que distingue a nossa voz.










As Fake News são notícias falsas ou imprecisas. Consistem na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornais, televisão, rádio ou online através das redes sociais. Em certos casos os autores criam primeiras páginas exageradas para chamar à atenção. Deste modo atraem mais pessoas para os sites e assim, faturar mais com a publicidade digital.

O fácil acesso online, o aumento da polarização política e da popularidade das redes sociais como o Facebook , ajudam na rápida propagação de notícias deste género. A quantidade de sites que espalham as "Fake News" vêm crescendo com o tempo, o que torna difícil processar os autores por calúnia. Em anos de eleições, as "fake news" tornam-se ainda mais propícias a circularem pela Internet causando mais polémicas nas campanhas dos candidatos.

As "Fake News" são sobretudo uma ameaça para a democracia. Segundo Filipe Alves, uma opinião pública bem informada e esclarecida é fundamental para que haja uma efetiva democracia. Filipe Alves afirma também que "Isso põe em causa tudo aquilo em que acreditamos e tudo aquilo em que se baseia o nosso sistema político e a nossa sociedade. Nesse aspeto, as "fake news" são uam espécie de subversão da verdade e algo que põe em causa os fundamentos da nossa sociedade".

Vídeo informativo: https://www.youtube.com/watch?v=HfkY0IYS52k


Uma das características mais marcantes da era em que vivemos é precisamente a informação e a forma como ela é trabalhada, como circula e é difundida". Para que a nossa sociedade continue a ser uma imagem de cultura e de civilização, deveremos evitar ao máximo partilhar notícias passivas de serem falsas e impedir o lançamento de qualquer informação sem quaisquer certezas.  



Espero que vos tenha alertado para este problema ao qual estamos expostos todos os dias. Um grande abraço e até ao próximo post.👋  


Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desinforma%C3%A7%C3%A3o

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/07/o-que-e-deepfake-inteligencia-artificial-e-usada-pra-fazer-videos-falsos.ghtml

https://www.publico.pt/multimedia/interactivo/deepfake

https://www.grupoemidia.com/blog/materia/o-que-sao-fake-news

https://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcia_falsa

https://www.dn.pt/lusa/fake-news-ameaca-sobretudo-para-a-democracia---filipe-alves--10589370.html


Imagens: https://super.abril.com.br/tecnologia/afinal-o-que-sao-deepfakes/

https://www.bbc.com/news/technology-52245992


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fontes e famílias tipográficas e a Arial

Olá Pessoal! Hoje vou falar-vos de fontes e famílias tipográficas. As fontes são conjuntos de carateres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser  visualizadas no ecrã e impressas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Criada em 1982  Arial é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida). Esta fonte foi desenvolvida como uma ...

MIT App Inventor (Fichas 1,2 e 3)

Olá Pessoal! Espero que esteja tudo bem convosco. Esta semana comecei o estudo de um novo programa, o MIT App Inventor. O  MIT App Inventor é uma  plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Google e, mantida, atualmente, pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). É completamente grátis e tem como objetivo demorcratizar o desenvolvimento de apps.  Permite que os recém-chegados à programação de computador criem aplicações de software para o sistema operacional Android. Usa uma interface gráfica, muito semelhante ao do zero e da interface do usuário StarLogo TNG, que permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar um aplicativo que pode ser executado em dispositivos Android. Nesta semana criei 3 aplicações, os passaos realizados seguem nas imagens abaixo:       Espero que tenham gostado e até ao próximo post!👋   Webgrafia:  https://pt.wikipedia.org...

Formatos para Guardar os Ficheiros de Imagens Digitais

Olá pessoal! Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.  Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: Programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráfico ou desenho). A compressão serve para reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas: Compressão sem perdas , quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem; Compressão com perdas , quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos d...